sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Referências do Design - Charles e Ray Eames

Segundo post da seção onde eu tento descomplicar um pouco o design e apresentar pra vocês algumas referências. Como eu disse no primeiro post, por mais que você se ache incrível no DIY e fodão na decoração, tudo que você sabe veio de caras que pensavam no visual da nossas casas muito antes da gente ter nascido. Esse post é muito importante pra mim porque vou falar da minha maior admiração no design e espero que vocês, não só aprendam, mas também busquem mais informações a respeito.

Mas não era um Designer? Mais ou menos. Apesar das peças seram assinadas pelo Charles, tudo era pensando e executado junto com a esposa Ray. Essa dupla fez tanto pelo design de móveis que não se sabe onde começa a influência de um e termina a do outro. Pois é, enquanto você fica aí brigando por causa de calcinha no box ou a toalha em cima da cama, esse casal produziu peças que são ícones do design há decadas.


A pegada do Charles sempre foi muito futurista, tanto que o cara foi expulso da faculdade de arquitetura por ser "modernoso demais". Depois que se separou e casou com Ray, aí a coisa fluiu de vez. Pra vocês terem noção, na década de 50 eles já trabalhavam com compensado moldado e fibra de vidro. Sim, essas cadeiras que você vê num monte de revistas e mostras de decoração são tudo um bando de sessentonas. E não pense que são só bonitas de ser ver não. Uma das principais características desses designers era ter produtos bonitos, funcionais e, principalmente, confortáveis. Um exemplo da vanguarda dos dois é uma poltrona (meu sonho master de consumo): A Lounge Chair Ottoman.



Lançada em 1956(!!!) foi uma aposta do casal pra quem queria conforto em casa. Segundo o próprio Charles, a poltrona tem um "estilo quente e impressionável de uma luva bastante usada de um jogador de baseball".  A Lounge Chair é considerada a poltrona mais famosa do mundo e tem um exemplar permanente na coleção do MOMA, em Nova Yo. Agora dá só uma olhada no lançamento:



A inspiração veio de uma outra poltrona lançada pouco tempo antes: a Eames Molded Plywood Chair. Composta por lâminas de madeira em um design ultra anatômico, essa cadeira foi o pontapé inicial para o ideal de conforto e o design que o casal sempre buscou em suas peças.




Eames também assina as cadeiras RAR e DAR. Todas produzidas em fibra de vidro e com apoio de braço. A primeira é uma cadeira de balanço com cara de mãe moderna que joga Candy Crush e a segunda tem os pés mais sensacionais de todos.

Tem a DKR (pé de metal) e a DSW (pé de madeira). Essa última foi um dos meu sonhos de consumo realizado esse ano e posso dizer: valeu cada centavo! É extremamente confortável e toda hora que chego em casa dá vontade de sentar e ficar só admirando. hehe.

Ok, eu sei que não é um móvel barato, mas acho que o valor visual e inspiracional que ele carrega vale muito mais do que isso. Claro que não dá pra mobiliar uma casa inteira com móvel assinado, mas comece a fazer as contas do que você economiza com os vários projetos DIY aqui do blog. Com certeza dá pra fazer uma gracinha de vez em quando e dar esse toque mais sofisticado pro seu canto.

Existem mais uma infinidades de criações dos Eames como o cabideiro Hang it All (1963), criado para o público infantil no intuito da mulecada associar o visual com átomos e moléculas. O resultado foi tão bom que até hoje ele tá aí na casa de muito marmanjo (espero que na minha também, em breve).



Bom, é isso. Agora vocês conhecem os meus ídolos do design. Recomendo a quem curtiu, dar uma pesquisada por mais conteúdo sobre Charles e Ray Eames porque vale muito a pena. Gostou? Quer sugerir algum designer específico ou quer só saber a história daquela cadeira que você viu na novela? Comenta aí vai...

Fontes: wikipedia, eamesdsw.com., atec original design,

Ah, quer dicas de como usar essa informação toda ai na sua casa? Tá rolando esse ebook muito bacana com 10 dicas essenciais. Pra baixar, é só clicar na imagem. É DE GRAÇA, então corrre!




10 Comentários:

Às 30 de agosto de 2013 às 09:21 , Anonymous Ágata Souza disse...

Fiquei super curiosa pra saber mais sobre o trabalho dele, ainda não conhecia, amei a postagem!

http://alternativaestilo.wordpress.com/

 
Às 30 de agosto de 2013 às 10:09 , Anonymous Stephany Rodrigues disse...

Edu, você se superou nesse post. Muito melhor que o outro (ou será que gostei mais porque achei mais interessante essas duas pessoas incríveis e inspiradoras?). É muito bom saber um pouquinho daqueles que te inspiram sem saber e que tem ideias geniais a ponto de criar móveis SUPER DESEJADOS até hoje. Estou gostando dessa nova seção!

 
Às 30 de agosto de 2013 às 11:07 , Anonymous Lidi Nodari disse...

Informação nunca é demais né? Já tinha visto essas cadeiras por aí, sabia que eram assinadas, mas nunca fui procurar mais informações sobre quem as criou. Muito bom o post Edu! Meu sonho de consumo é uma poltrona Egg. Quem sabe um dia né?

 
Às 30 de agosto de 2013 às 11:13 , Anonymous Juliana Amado disse...

Eu me amarro na DSW... um dia ainda hei de ter a minha!! Acho que dos designers famosos, os Eames são os meus prediletos!

 
Às 30 de agosto de 2013 às 11:19 , Anonymous Eduardo Mendes disse...

Acho que vc vai gostar da promoção do blog...

 
Às 30 de agosto de 2013 às 11:20 , Anonymous Eduardo Mendes disse...

Também curto demais a Egg, só não acho confortável. Mas é lindona.

 
Às 30 de agosto de 2013 às 13:09 , Anonymous Luanne disse...

Aiaiai... meu sonho uma Egg amarela!!! Conta a história dela, Edu?

 
Às 30 de agosto de 2013 às 13:52 , Anonymous Juliana Amado disse...

Opa! Oba! \o/

 
Às 2 de setembro de 2013 às 11:53 , Anonymous Alexandrina disse...

Amei o post! Adoro os produtos feitos pelos Eames, foram criados há décadas, mas para mim, ainda representam o futuro, assim como os projetos de Niemeyer. ;-)

 
Às 3 de setembro de 2013 às 13:18 , Anonymous Adriana disse...

Oi... Adorei o post! Engraçado como existem tantas coisas nesse mundo que a gente nem conhece ne? Trabalho numa loja que vende as peças desses designers famosos... Antes disso nem sabia que existiam, muito menos pensava em ter essas preciosidades!
Aqui na loja tem cada miniatura, a coisa mais linda do mundo! Quando quiser conhecer (e comprar!!!! Rsrs), é ó me avisar!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial