segunda-feira, 4 de março de 2013

Mesa de Revistas - Faça você mesmo


Ow, na boa, até agora tô me recuperando da história no site do jornal OGlobo (tá por fora? clique aqui!). Sério mesmo, vocês sabem que esse blog surgiu sem pretensão nenhuma e de repente tá lá entre os 10 mais tops. É, fiquei feliz viu, nussa! Mas vamos falar de coisa boa? Saiu um tablet Tekpix! kkkkkk. Sério, mais uma arma na mão da população. Hahahahaha. Só rindo mesmo...

Enfim, vamos ao que interessa: projetinho novo e um tanto sustentável. Às vezes torço o nariz pra alguns tipos de reaproveitamento, não que eu seja contra a reciclagem, mas vocês já viram uma samambaia de pet? E aqueles cinzeiros de latinha? Não dá né meu povo? Cada um na sua, mas esse estilo mãe Lucinda não faz minha cabeça não. Se quer reaproveitar, que fique digno de ficar na sala com garbo e elegância. Foi pensando nisso (e na falta de grana) que decidi criar uma mesa de centro um pouco diferente pra minha sala, saca só:


Tinha visto esse projeto há um tempo no Pinterest, mas o acabamento não era lá essas coisas. Era só um monte de revista amarrada, sem base nem um tampo, digno de um post do Fail Decoration. Como o combinado aqui é fugir do resultado "trabalhinho escolar", procurei dar uma turbinada na idéia e deixá-la mais apresentável. Sou meio maníaco com revistas (assinava 6), e como era apegado a elas ficava com dó de jogar fora, o que resultou em muuuuuitas delas que se tornaram a base de tudo. O resto é moleza e eu mostro a seguir. 

Materiais:

- Revistas (para uma mesa de 70cm de diâmetro, usei aproximadamente 150 revistas).
- Base de mdf 2cm de espessura em formato redondo
- Tampo de vidro temperado 8mm de espessura
- 4 rodízios
- 2 cintos
- Silicone Auto-Adesivo de auto impacto. Hein???

As revistas precisam ter a mesma altura pra que o tampo de vidro não fique sambando. Falando em vidro, você pode encomendar em qualquer vidraçaria por uma média de 50 reais. No caso da base em mdf, é só pedir pra cortar em qualquer madereira (30 reais). Os rodízios você encontra em lojas de ferragens ou materiais de construção. É lá também que se acha os adesivos de silicone. Os cintos eu comprei num camelô e custou 5 reais cada.

Passo a passo:

1- Enrole cada revista e prenda no meio com uma fita adesiva larga. O tubo resultante deve ter aproximadamente 5cm de diâmetro. Reserve;

2- Parafuse os rodízios na base de mdf em quatro cantos diferentes. Use uma fita métrica pra garantir que não fiquem desalinhados;

3- Arrume os tubos de revistas em cima do mdf;

4- Junte os dois cintos, prendendo a ponta de um na fivela do outro. Assim vai ficar um cinto só bem grandão;

5 - Passe os cintos pelas revistas e aperte até ficar bem fixo;

6- Cole os adesivos em cima das revistas. Pra não se confundir, use como referência os rodízios;

7- Coloque o tampo de vidro por cima e tá pronto! ;)


>> Tá difícil encontrar um monte de revista da mesma altura? Se vc conhecer alguém que trabalhe com guilhotina de papel, pode pedir pra cortar o que tá sobrando. Eu fiz isso. 
>> Prefira sempre o vidro temperado. Apesar de ser um pouco mais caro, ele suporta melhor o peso, além de resistir a temperaturas altas. Então vale a pena tirar o escorpião do bolso e gastar um pouquinho mais.
>> Usei os rodízios de silicone. São pouco mais caros que os convencionais, mas são mais bonitos. O acabamento agradece.
>> Para prender as revistas, use também cintos de couro com furos normais. Fica bem bacana.

Com o tempo de uso, descobri a versatilidade dessa moça. Já escorei o pé (a mulherada surta), usei de ponto de apoio pra tira gosto em festas, sem contar  que ela tá sempre de braços abertos pra um controle de tv, video game, som, etc.


No mais, muitas novidades estão por vir. Não pensem que esqueci da promoção dos 2 mil likes na página do blog no facebook não. Já já uma promoção numa parceria que vocês vão pirar. Então continuem participando, comentando, compartilhando e fazendo os projetos, ok?

Até o próximo! ;)


Marcadores: , , ,

26 Comentários:

Às 4 de março de 2013 às 08:47 , Blogger Stephany Rodrigues disse...

Ahhhh que gatona a sua mesa! Linda de morrer, ou melhor, de viver! Parabéns pela criatividade. E em relação a matéria do O Globo, é mais do que merecido, afinal o seu blog é muito muito muito delicioso de ler e com projetinhos super fáceis. Beeijo e mais sucesso!

 
Às 4 de março de 2013 às 08:48 , Blogger Carla Nascimento disse...

Nossaaaa, ficou muito bom mesmo! Eu adorei esse projeto!
Até que não é difícil, eu tbm vejo tantos projetos legais, pena que não coloco em prática, aqui em casa não tenho tempo!!! :(
Mas pelo menos as coisas bacanas eu compartilho lá no blog ~ www.umlarparaamar.blogspot.com.br

beijos

 
Às 4 de março de 2013 às 08:57 , Blogger rebecker disse...

muito bom, adorei!

bora guardar revistas hehehehe

bjo

 
Às 4 de março de 2013 às 09:02 , Blogger Lyninhaa disse...

Mas Edu, me tira uma dúvida... as revistas ficam soltas em cima do tampo de mdf? Elas não caem não? Tipo, se esbarrar na mesinha, sei lá... Só o peso do vidro temperado segura as revistas no lugar?? Bjs, amei o projeto e já me empolguei aqui pra fazer o msm pro meu cantinho!!!

 
Às 4 de março de 2013 às 09:30 , Blogger Diana disse...

Edu, o que é isso? Maravilha das maravilhas. Amei de paixão. Infelizmente, doei muitas revistas por falta de espaço. Vou voltar a colecioná-las para fazer uma mesinha igual.

 
Às 4 de março de 2013 às 09:32 , Anonymous Juliana Gomides disse...

Só de curiosa fui olhar o tal Fail Decoration...bem humorada a moça é...rsrs. Outro dia mesmo eu olhei as revistas, elas me olharam, e deu um dó de por as bichinhas no lixo...e tcharãããnnn! O cérebro criativo de Edu tem a solução! Bem bacana.

 
Às 4 de março de 2013 às 09:39 , Blogger Cibele Leite disse...

Muito bacana, estou precisando de uma mesa pequena, pois minha sala eh micro, obrigada pelas dicas.

 
Às 4 de março de 2013 às 10:14 , Blogger Robertha disse...

Muito bom, Edu! Estou organizando a minha mudança e ontem "catei" MUITAS, MUITAS, MUITAS revistas espalhadas pela casa e que iriam pro lixo... Projeto nota 1.000. As revistas agradecem!

 
Às 4 de março de 2013 às 10:18 , Blogger Garotas Comuns disse...

É muita criatividade pra um cara só! Adorei a ideia!

Beijos!

 
Às 4 de março de 2013 às 12:01 , Blogger Unknown disse...

GENIAL, Edu! Essa definitivamente é a melhor palavra para esse projeto!
Ah, fiz a cortininha que comentei lá no face! Depois mostro. =)

Beijos.

 
Às 4 de março de 2013 às 12:05 , Blogger Priscilla Araujo disse...

Demais!!! amei!!! também torço nariz pra coisas recicladas e breguinhas!!! se não dá para exibir e n enche de orgulho, não vale a pena né?. A sua ficou lindonaaaaa!!! Daqui um tempo vou ter que fazer isso...acumuladoraderevistaseusouuuuu!!!! bjssss

 
Às 5 de março de 2013 às 07:49 , Blogger Mª Gyzele Moura disse...

Chegando agora por aqui, mas já amandooo!!!

Parabéns, de fato estarei aqui sempreee ;D

 
Às 6 de março de 2013 às 06:31 , Blogger Fail Decoration disse...

Ei Edu! Ficou fina hein!
Essa aí pode deixar que não ponho lá no blog! Porque também ela existe em uma casa!

Depois quero ver a que você falou que é digna lá do blog, viu?!

Bjos e continue criativo!

 
Às 6 de março de 2013 às 12:42 , Blogger carla disse...

Caraaaaaaacoles! E joguei uma quantidade imensa de revista no lixo... Putz, já foi..
Mas adorei a idéia :)

Beijokas, Carla Mariano

 
Às 7 de março de 2013 às 16:35 , Blogger Valerie disse...

Ficou muuuuito show, vou fazer uma igual com certeza,seus projetos tem me dado muita inspiracao, e ja me aventurei por alguns...seu blog eh uma delicia!

 
Às 10 de março de 2013 às 07:45 , Blogger Bem Casada disse...

OHHHH menino arteiro....parabéns...lindaaaa e fofa!!!!
abraço!!!! ahhhhh tô mudando pra uma casa nova e vou seguir o seu pap do contact no meu lavabo.....customizei uma luminaria com escorredor de macarrão....ficou fofo...aparece lá!!!

OLHA AÍ...

Oie pessoas lindas, tudo bem com vocês??

Hoje venho trazer uma linda solução mega criativa para sua cozinha, algo para decorar de forma ousada e divertida, um tutorial bem fácil de executar. Sabe aqueles escorredores de macarrão.... LEIA MAIS.....EM

http://bemcasadaepontofinal.blogspot.com.br/

 
Às 11 de março de 2013 às 06:56 , Blogger Vera Moraes disse...

ho,ho, show de bola! abs!!

 
Às 11 de março de 2013 às 07:10 , Blogger Adri Araujo disse...

A mulherada surta quando você fala que escorou o pé? kkkkkkkkk eu acho graça. Bjs, parabéns pela ideia...quer fazer uma pra mim? quanto você cobra? eu levo todo o material. dricasantos@gmail.com

 
Às 11 de março de 2013 às 07:27 , Blogger Maria Rodrigues disse...

Adorei, ficou maravilhosa. Parabéns!
Mari.

 
Às 13 de março de 2013 às 13:34 , Anonymous Michelle Hernandez disse...

Muito bacana, essa idéia da mesa, estilosa.
Parabéns pelo blog.

 
Às 17 de março de 2013 às 09:32 , Blogger Maria Luisa disse...

ta.... mas como vc prendeu as revistas na base de MDF? é só apoiado?

 
Às 17 de março de 2013 às 11:29 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Sim. O peso do vidro é suficiente pra prender as revistas.

 
Às 17 de março de 2013 às 12:09 , Blogger To Decorando disse...

Que ideia bacana, amei a mesa de revistas!!!

 
Às 22 de março de 2013 às 07:47 , Blogger Vivian disse...

Dude, mandou bem demais!

 
Às 25 de agosto de 2013 às 14:28 , Anonymous Ameliee Poulainn disse...

Foi amor à primeira vista! PRECISO DESSA MESA! Na realidade já estou fazendo. Quando vi o post, quase caí para trás. Eu já tinha a base de mdf de uma mesinha minha que meu sobrinho quebrou (e eu quase o matei, tadinho) e o vidro redondo que eu catei da casa da minha mãe no ano passado. Só precisei comprar os rodízios. Mas a mesa só não está finalizada porque não tenho o 2º cinto. O 1º eu peguei do meu pai, mas não tô encontrando alguém que tenha um cinto para descartar nas minhas mãos. AI QUE ANSIEDADE!!! Quero enfeitar minha sala com essa lindezaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Obrigada pela ideia! <3

 
Às 27 de agosto de 2013 às 14:01 , Anonymous Amanda Souto Maior disse...

Muito massa! Vou fazer um post sobre esse seu trabalho no meu blog de decoração sustentável, posso? Claro que com os seus devidos créditosssss!!!! Ficou muito show de bola... Adoro ideias de reutilização!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial