quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Não faça isso em casa!

Este post é um manual de como NÃO reformar um móvel.
Tudo começou quando eu achei uma casa do jeito que estava procurando. Fechado o contrato, comecei a pensar em como mobiliar e decorar meu novo canto. Aí entre visitas e mais visitas em blogs de decoração, acabei descobrindo que seria uma boa dar uma garimpada em topa tudo e, quem sabe, encontrar algum móvel pedindo pra ser ressuscitado.

Com isso na cabeça, até mesmo antes de mudar de fato pra casa, saí ensandecido pelos topa tudo de BH procurando esses achados. Numa bela manhã, achei uma cômoda com potencial.


Segundo a vendedora, é uma cômoda nova, feita em sucupira, com garantia, nota e tudo mais. O preço? 120 reais. Ok, não é o melhor preço do mundo, mas sou novato no ramo e já fui logo achando um excelente negócio. Com o visual do closet todo na cabeça, fui pra casa já decidido da nova cara da minha nova cômoda: vermelha e com os puxadores vermelhos também.

A empolgação foi tanta que a cômoda foi direto pra casa nova (eu nem tinha me mudado ainda). E lá começou sua transformação. Queria um vermelho mais fechado, ai decidi misturar tinta automotiva vermelha e preta para obter a cor. Resultado: misturei mais do que devia, a tinta ficou vinho e lá se foi um baldinho embora. Ainda tentei me consolar usando essa mistura, mas o resultado não foi dos melhores:


Usando uma segunda lata, dessa vez sem mistura alguma, percebi que o vermelho puro era realmente o que eu queria. Aí comecei a pintar a cômoda. Foram 3 demãos, muita dor de cabeça e tchanananannn: a cômoda ficou pronta, OU NÃO... O acabento ficou péssimo, algumas gavetas ficaram lixentas e depois de um tempo a tintura começou a descascar.



Só então que fui pesquisar e descobrir que eu, com meu afobamento, fiz tudo errado e que, realmente, a reforma tinha tudo para ser uma porcaria. Para que isso não aconteça com você, aí vai alguma dicas pra antes de sair na empolgação pintando tudo que vê pela frente:

- Lixe todo o móvel, retirando imperfeições, verniz ou tinta antiga;

- Use massa para madeira para uniformizar toda a superfície e corrigir imperfeições;

- Dê uma demão de base para tinta (ela ajuda na fixação);

- Rolinho tem um acabamento melhor que o pincel;

- Entre as demãos da cor que você definir, sempre lixe o móvel para uniformizar a tintura;

- O tempo entre demãos é de horas (e não de minutos, como a gente pensa);

- Ao terminar de pintar, utilize verniz para fixar a pintura e dar acabamento (fosco ou brilho)

AQUI, a Thalita do Casa de Colorir dá dicas preciosas sobre reforma de móveis. Acesse para ter mais dicas.

Agora todo mundo já sabe né? Menos ansiedade e mais cuidado na hora de reformar ou restaurar seus móveis. Quanto à (in)cômoda, não desisti dela não, muito pelo contrário. Em breve ela vai ficar lindona e eu posto aqui pra vocês!

Marcadores: , , ,

14 Comentários:

Às 26 de setembro de 2012 às 16:51 , Blogger Laura disse...

Na hora que eu comecei a ler o post eu pensei: ué, mas ele não lixou antes de pintar?
Essas coisas a gente aprende errando mesmo.
Eu tenho um criado mudo bem do feinho aqui em casa e sou doida para pintar, mas ainda está me faltando coragem. E olha, lixar é muuuito chato.

Adorei a foto nova do blog!

Bjs!

 
Às 26 de setembro de 2012 às 17:57 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Ei Laura. Pois é, foi bom pra aprender. Já pintei outros moveis do jeito certo. Em breve eu posto aqui! Bjo

 
Às 27 de setembro de 2012 às 06:38 , Anonymous Susi Oliveira disse...

Oi Eduardo, sou de Guarulhos-SP e te acompanho desde os maravilhosos adesivos na geladeira( ah, obrigada!). Gosto do seu jeito de escrever e suas dicas. Eu também tenho que me controlar para não encher minha casa de cacarecos(opa, móveis) em potencial, ainda estou aprendendo a reciclar e suas dicas são preciosas! Te espero na próxima, muita saúde e paz!
Beijos
Susi

 
Às 27 de setembro de 2012 às 06:38 , Anonymous Anônimo disse...

Adoreii seu blog Eduardo, conheci pelo blog da Thalita, muitas idéias bacanas.
Na minha casa vivo reformando tuuudo e sempre que acho algo interessante na rua já vou que nem louca pegando..rs
Boa sorte com seu blog, não sou muito de comentar, mas entro praticamente todos os dias em vários blogs e agora o seu já está incluso na minha lista..rs

beijoss

Juliana Romain

 
Às 27 de setembro de 2012 às 07:21 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Oi Susi, tenho que me controlar também. Lá em casa já tem material que dá pra fazer post durante uns 6 meses. Rs. Obrigado pela visita! ;)

 
Às 27 de setembro de 2012 às 07:21 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Ei Juliana, obrigado pela visita e volte sempre!

 
Às 27 de setembro de 2012 às 14:23 , Blogger Anapaul@ disse...

Bom, valeu pela experiência, né? As dicas foram ótimas, vou lembrar delas quando for pintar meu armário (cozinha). Que bacana que virão mais posts desse tipo por aqui, adoro blogs com posts próprios,com personalidade, sem fotos tiradas da internet.

Abraços!

 
Às 27 de setembro de 2012 às 18:18 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Oi Ana Paula, acho importante mostrar todo o processo aqui com erros e acertos. A intenção do blog é trazer idéias realizáveis e pra mim isso só é possível se eu colocar a mão na massa mesmo. Siga as dicas e vai ver que dá tudo certo no final. Tb vou reformar os armários da minha cozinha, depois posto aqui. Obrigado pela visita e volte sempre! ;)

 
Às 17 de outubro de 2012 às 05:20 , Blogger Stephany Rodrigues disse...

Eduuuu (posso te chamar assim), rsrs!? Você teve uma iniciativa MARA em fazer esse blog. Se eu tivesse nascido homem, tinha criado um nesse estilo. E o bom é que o seu se encaixa pra qualquer um, seja homem ou mulher! Parabéééns!

Se quiser dar uma bisbilhotada no meu, tá aí!

http://feitacommuitoesmero.blogspot.com.br/

 
Às 17 de outubro de 2012 às 05:45 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Hahaha, claro que pode! Obrigado pela visita. Vou acompanhar seu blog. Bjão.

 
Às 7 de novembro de 2012 às 07:08 , Blogger Marcella disse...

rsrsrsrs to adorando seu blog!!! tbm fiz isso com a minha como da mas o jeito foi comprar tinta de artesanato (vi no casadecolorir)e passar por cima despistar ,até consertar...

 
Às 7 de novembro de 2012 às 09:04 , Blogger Eduardo Mendes disse...

Nossa Marcela, a gente vê pronto na internet e acha que é tudo tão lindo e fácil de fazer né? Quando vai ver acontece umas coisas dessas. Mas se rendeu algumas risadas, já tá bom né? Depois a gente arruma e fica lindo de doer. Rs

 
Às 19 de janeiro de 2013 às 15:51 , Blogger thaic. disse...

Tô com um aqui que teve um resultado bem parecido com esse aí. Meu problema foi a parte do lixar mesmo, não tive braço nem paciência pra fazer direito, e agora a tinta tá abandonando o móvel, haha. Quando eu for refazer eu vou com fé e braços mais fortes, x)

 
Às 18 de abril de 2013 às 15:37 , Blogger Unknown disse...

hahahaha lendo ate da p rir... mas ao vivo deve ter sido de chorar ;) a paciencia é um dos segredos mesmo,
bjs

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial