segunda-feira, 24 de junho de 2013

Estampa para Almofada - Faça você mesmo

Existem alguns projetos que de tão simples, sempre vem à cabeça "Por que eu não pensei nisso antes?". Este é um exemplo. Já tem um tempo que eu tô querendo uma cabeça de alce aqui em casa, claro que não é uma real. Queria uma daquelas de montar sabe? Mas fui dar uma sondada no preço e achei inviável. Aí hoje, pesquisando algumas imagens, encontrei uma que gostei muito e decidi usar aqui em casa. Mas como tava sem moldura, saí procurando um lugar diferente pra aplicá-la. Foi aí que achei uma almofada preta. Pronto, a cabeça do alce foi parar nela e ficou assim ó:


Pra fazer foi moleza. Primeiro escolhi uma imagem na net, aí adaptei pro tamanho da almofada. Foi preciso que imprimisse em duas folhas pra dar certo. Depois disso, colei as duas folhas com fita adesiva e recortei a estampa, criando um stencil. 

Agora é só prender pedaços de fita adesiva na parte de trás da sua estampa pra garantir que ela não solte na hora de pintar. Fixe sobre a capa da almofada e certifique-se de que está bem presa. Pra pintar, use um pedaço de espuma com um pouco de tinta. Eu usei tinta acrílica pra artesanato com acabamento fosco. Aí é só dar leves batidas com a espuma até preencher toda a imagem. Duas demãos são suficientes.

Assim que secar, retire seu molde e tá pronto sua almofada. O acabamento fica muito bom, mas caso tenha ficado algum defeito, acerte usando um pincel bem pequeno e sem tremer a mão, por favor. hehehe.


>> Usei tinta da marca Acrilex (média de 2 reais o potinho);
>> Para o efeito meio dourado, misture só um pouquinho de tinta preta numa quantidade maior de tinta amarela;
>> Já achei dessas almoafadas lisas por 9,90 na Etna, Leroy e TokStok.
>> Opte por estampas com traços mais simples. Nem tente reproduzir a Monalisa que não vai rolar;
>> Também dá pra fazer com tinta spray;
>> Coloque um jornal no interior da almofada pra garantir que a tinta não vase do outro lado;
>> Para baixar o molde que eu usei, é só clicar AQUI

Viu? Rapidasso você dá cara nova pra uma almofada sem graça! Experimente outras estampas e cores e  personalize ainda mais seu canto aí. Só não esqueça de me mostrar como ficou.

Mas diz ai, gostou? Curtiu? Manifeste-se!
Sabe de uma técnica diferente pra estampar? Como personaliza suas almofadas?
Abre o jogo e põe na roda! hehe

PS: Assim que terminei esse post, encontrei a cabeça de alce no mercado livre por um preço fantástico. Ainda não chegou, mas assim que chegar eu conto tudo procês.


E atenção para as dicas dos leitores:


- Segundo a leitora Mônica Sagula, "se quiser um molde mais duradouro, pode usar radiografias. Deixe-as de molho numa mistura de água + água sanitária e esfregue com uma bucha, deixando-a transparente. Daí, é só recortar."

- Jordana Souza: Edu, acho que seria mais fácil fazer com patch aplique, uma técnica que faz com entretela dupla face e faz com que o tecido fique autocolante!

- Gaspar Carlini: Aqui vai outra dica: use antes um fundo para pintura em tecidos escuros, por ex, dê duas ou 3 demãos de tinta para tecido (e não tinta acrilica para artesanato) branca, para assim depois dar as demãos de tinta na cor desejada. Fazendo isso a cor (no caso o amarelo) não fica com manchas. Outra dica é passar no avesso do molde (o extêncil) cola permanente (uma cola que tem fixação como o próprio nome diz permanente no sentido de ter o "grude" qdo se toca por um certo tempo e não no sentido de colar pra sempre), pois assim fixa melhor o extêncil e ele não sai do lugar.

- Dica da Kelly Kaefer:

Marcadores: ,

1 Comentários:

Às 28 de junho de 2013 às 16:24 , Anonymous Erika JC disse...

Uauu...adorei!
Muito bom seu blog!
Seguindo...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial