quarta-feira, 8 de maio de 2013

Porta Recado Retrô - Faça você mesmo!



Pra convencer você a fazer esse projeto e que sua mãe vai morrer de amores por ele, eu tenho uma teoria:

1- Toda mãe é  igual;
2- Toda mãe nunca acha que seu filho cresceu;
3- Quando você era criança e dava deus trabalhinhos feito a mão, ela morria de orgulho.
Logo:
Se pra ela você não cresceu, é bem provável que um presente feito à mão por você desperte o mesmo sentimento de antigamente, certo? Pois é, bora por a mão na massa então!

Claro que você cresceu e a habilidade também, pelo menos eu espero. Então não vai se empolgando achando que vai pintar a mão com tinta guache e bater num pano de prato e tá tudo resolvido. Vamos fazer algo pra deixar velha orgulhosa, de novo. Olha só o resultado:


Pra fazer é bem tranquilo. Primeiro, junte 6 pedaços de madeira do mesmo tamanho (essas aí tem 20x5cm) e pinte-as com tinta spray branca. É só uma demão mal dada. Como assim Edu? Pois é, pro efeito final é importante que a madeira não esteja bem pintada. 

Enquanto espera secar, imprima o texto que você quiser numa folha A4 (se gostou desse aí, é só clicar AQUI  e baixar na faixa!). Depois é só recortar a parte de dentro e tá pronto seu stencil.


Agora, alinhe os pedaços de madeira, colocando-os bem juntos. Use algo pesado pra apoiar. Prenda fita adesiva na parte de trás do seu stencil pra garantir que ele não saia do lugar na hora de pintar. Depois de alinhá-lo com as madeiras, certifique-se que tá bem preso.

Pegue um pedaço de espuma, molhe na tinta vermelha e preencha toda o texto. Pra garantir que não vai escorrer, use pouca tinta. Dê batidas leves até fica tudo bem preenchido.

Espere a tinta secar (eu usei tinta acrílica fosca pra artesanato, ela seca muito rápido). Retire a folha e, se tudo tiver dado certo, seu texto aparecerá como na imagem abaixo. Desmembre as madeiras e passe uma lixa fina bem de leve nos cantos e por cima do texto. Isso vai ajudar a dar o efeito envelhecido.

Depois, com um pincel, passe verniz pra móvel (aquele meio amarelado) em todas as madeiras. Duas demãos são suficiente pra dar o efeito envelhecido e ainda proteger seu porta recado contra a umidade.


Quando o verniz secar, cole uma madeira na outra usando cola branca. Assim que estiver seco e bem preso, pinte as laterais com tinta spray dourada. Você vai perceber que respingou tinta dourada na frente. Não se desespere, foi proposital. Rs

Pegue um pano, molhe em tinner e passe por cima da madeira. Ele vai retirar o excesso de tinta dourada e deixar um efeito ainda mais envelhecido.

Pra segurar os recados, use pregadores de roupa (aqueles bem baratim, de madeira). Pra dar deixá-los mais apresentáveis, desmonte-os, pinte com tinta spray dourada, espere secar e monte de novo. Depois é só colar no porta recado usando uma super cola (superbonder, pegamil, etc.). Pra finalizar o presente da sua mãe, agora é só prender um ganho em cima pra facilitar a fixação na parede.

E não custa nada deixar sua mãe ainda mais feliz. Largue esse lado ogro pra lá e bota pra fora o que sente por ela. Inaugure o porta recado com uma mensagem daquelas...


A proposta é para o Dia dos Mães, mas nada impede que você use essa técnica em qualquer lugar da sua casa (inclusive na minha cozinha vintage, rs.)

É isso, façam e me conte o que sua mãe achou!
Dúvida, só falar que eu respondo!

Ah, beijo Dona Graça, te amo! <3

Marcadores: ,

6 Comentários:

Às 8 de maio de 2013 às 12:01 , Blogger Decor'ação disse...

I love your work! Parabéns,
Beijocas da Lú Melo

 
Às 9 de maio de 2013 às 08:11 , Anonymous Leandro disse...

Muito bom! Se eu tivesse visto mais cedo, fazia pra minha mãe. Como só vi agora, vou fazer pra mim!

 
Às 9 de maio de 2013 às 09:51 , Blogger Unknown disse...

Vc acha que uma folha de imã segura o porta recado na geladeira ou o peso das madeiras faz ele despencar? O q vc acha?
A propósito, adoro o blog e o seu trabalho, viu!
Bj na Dna Graça!

 
Às 9 de maio de 2013 às 09:56 , Blogger Unknown disse...

Vc acha que uma tira de imã na primeira madeira segura o porta recado na geladeira ou por causa do peso uma tira seria insuficiente?
A propósito, adoro o blog e seu trabalho viu!
Bjo na Dna Graça e na minha Dna Luci! Haha

 
Às 10 de maio de 2013 às 13:54 , Anonymous Isabelle disse...

Edu, você faz tudo parecer tão fácil de fazer!


Só me tira uma dúvida... Quando você diz cola branca... É aquela comum? De colégio?

 
Às 13 de maio de 2013 às 10:40 , Anonymous Eduardo Mendes disse...

Oi Isabelle, é fácil de fazer, eu só dou um incentivo a mais. Rs. É a cola branca comum sim.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial